Antes da história ser lida aos alunos, é necessário que a professora da turma e a docente surda que lecciona Língua Gestual Portuguesa a preparem: a docente de LGP precisa de preparar a história na sua língua e a docente ouvinte necessita de conhecer o vocabulário e as expressões a utilizar para a compreensão das ideias e da gramática da Língua Portuguesa.
Primeiro momento:
As imagens da história "A Bruxa esbrenhuxa"foram digitalizadas e imprimidas.
A turma foi dividida em dois grupos - 1º/2º ano e 3º/4º ano, tendo-lhes sido distribuídas as imagens da história.
Cada grupo de alunos, depois de analisar as gravuras e de ter trocado ideias, foi contando o que cada imagem lhe sugeria; paralelamente a professora da turma ia registando as opiniões e estabelecendo comparações entre eles.
Segundo momento:
Na Biblioteca Escolar, inserida na Hora do Conto, a professora bibliotecária e a docente de LGP, contaram a história aos alunos, cada uma na sua língua.
À medida que a história ia sendo contada os alunos iam fazendo comparações entre a história que eles imaginaram pela observação das imagens e o que de facto a história contava.
A exploração da história continuou na sala de aula de acordo com os diferentes ciclos em que os alunos se encontram.
O que aprenderam os alunos:
- a trabalhar o pensamento crítico
- a confrontar ideias;
- a tirar conclusões
- a realizar trabalhos de produção e reflexão escrita e gestual
As actividades desenvolvidas na sala de aula foram planificadas pela professora titular - Leonor Parra - e desenvolvidas conjuntamente com a docente de LGP - Mara Jorge ; na biblioteca escolar, a professora bibliotecária - Nazaré Bilro - seleccionou e contou a história da "Bruxa Esbrenhuxa".
Muitos parabéns pelo trabalho realizado para uma comunidade de que poucos se lembram!
ResponderEliminar